segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

#Anotações: Demian - Hermann Hesse.

Um livro humano na sua mais pura essência. Acompanha a ascensão da individualidade de Emil Sinclair, um jovem que se desgarra das convenções, da educação patriarcal e da moral advindas do universo familiar em que nasceu. Para isso, atravessa por dois mundos: o luminoso (ideal), constituído pelo seu ambiente familiar, e o sombrio (real), constituído pelo mundo externo com todos os seus encantos, mistérios e medos. Dessa dualidade de realidades em conflito nasce sua individualidade. Assim ele cria suas próprias regras, seu sentido de vida e vislumbra o nascimento do seu eu emancipado.

A trajetória, porém, é árdua. O caminho se dá por intensas reflexões sobre as imagens inconscientes de seus sonhos (psicologia junguiana) e reviravoltas de seus ideais e crenças a partir da observação do mundo que o cerca e assusta. Revolta-se com a realidade e com a sociedade burguesa do seu tempo. E assim como na filosofia de Nietzsche, não admite que os seres humanos sejam reduzidos a rebanho, o qual aceita tudo o que lhe impõem de forma servil e resignada.

Emil Sinclair encontra-se então em si mesmo, ou assim irá perseguir até o fim dos seus dias, construindo sua própria história de vida no mundo. Uma jornada tendo como guia e amigo: Max Demian.

Nenhum comentário: